Archive Pages Design$type=blogging

A FAMÍLIA SERVINDO AO SENHOR


Josué 24. 14-28.

INTRODUÇÃO

Uma das marcas de que uma igreja está indo bem, se fortalecendo é quando há famílias inteiras nela e estas famílias servem juntas ao Senhor. 

O famoso puritano Richard Baxter, depois de perceber que as famílias não vinham juntas à igreja, nem oravam juntas, dedicou boa parte de seu ministério a se reunir com as famílias da igreja e a dirigir o culto da família até que está aprendesse a orar sozinha e a servir ao Senhor como família. Ele entendia que uma igreja somente será forte se as famílias forem fortes também.

O clamor de Baxter parece ser o clamor de Josué aqui neste texto, e o clamor de nossos pastores hoje.

Precisamos que as famílias sirvam ao Senhor e sejam fortes espiritualmente para que a igreja seja aquilo que Deus projetou para ela. Josué ficou gravado na história por muitas conquistas, mas talvez a maior delas foi descrita aqui neste verso 15: Eu e minha casa serviremos ao Senhor.

O desafio que cada um de nós tem aqui neste dia é seguir o seu modelo. Este texto foi deixado aqui para ser como um exemplo para cada um de nós. Deus quer que a nossa casa o sirva da mesma forma. Neste texto temos alguns princípios pelos quais podemos nos orientar:

I - SERVIR AO SENHOR COMO FAMÍLIA EXIGE UMA DECISÃO (v. 14-15).

Josué sabia que os seus liderados estavam pendentes entre servir a Deus e aos falsos deuses territoriais (v.14). Não houve nas palavras de Josué uma imposição, mas as suas palavras demonstram que vale muito uma decisão ao lado de Deus (v.15).

Na Bíblia uma boa decisão ao lado de Deus vale muito. Abrão decidiu não tomar posse de nenhuma riqueza que não fosse de Deus. Após ganhar uma guerra não quis os despojos desta guerra porque entendia que toda a sua riqueza deveria vir de Deus (Gn 14.18-24). Daniel resolveu firmemente em seu coração não se contaminar com as iguarias do rei (Dn 1.8). Jesus demonstrou a intrépida resolução de subir para Jerusalém para morrer em nosso lugar (Lc 9.51). Talvez a história tivesse sido outra se ele não tivesse agido assim.
Vejam os irmãos que aqui a decisão maior partiu do homem, do chefe da família, daquele que era o sacerdote do lar. Aqui temos fundamento sólido para dizer que os homens precisam tomar a liderança espiritual de suas famílias. No entanto se este falhar, os demais membros da família podem se unir em oração até que todos estejam no propósito firme de servir ao Senhor e não aos deuses.

E quais são os nossos deuses hoje? São muitos dos pequenos deuses que atrapalham a família de servir ao Senhor, mas podemos citar o secularismo, o amor ao dinheiro, às trivialidades, a TV, a internet, até mesmo o trabalho e tantas paixões que nos acometem.

Cada um deve analisar a sua própria vida e família e descobrir aquele quarto escuro onde não permitimos o Senhor Jesus reinar. Talvez haja em cada lar um lugar onde a luz de Cristo ainda não brilhou.

Tudo pode mudar hoje se os irmãos tomarem uma decisão. A vida é feita de decisões e a melhor delas é a de servir ao Senhor. A decisão que Josué propôs ao povo era de servir ao Senhor com integridade e fidelidade.

Que palavras fortes. Integridade quer dizer servir com toda a vida. Jesus certa vez reverberou estas palavras ao dizer que devemos servir ao Senhor com todo o coração, alma, força e entendimento (Lc 10.27).

A fidelidade nos remete para o pensamento de que Deus quer ser Senhor absoluto de nosso lar. Que decisão maravilhosa será a nossa se decidirmos por Deus.

II- SERVIR AO SENHOR COMO FAMÍLIA EXIGE TESTEMUNHO (16-18).

É interessante que imediatamente após Josué decidir ao lado de Deus, o povo que o cercava seguiu o mesmo caminho (v.16-18). 

Josué poderia ter resolvido servir ao Senhor no recôndito do seu lar, mas preferiu compartilhar com o povo de Deus o que decidira. Ele estava no mesmo espírito do Senhor Jesus que muitos anos depois nos ensinaria que a luz deve brilhar e o sal deve salgar (Mt. 5. 14-16).

O povo de Deus, agora influenciado por Josué, faz coro à suas palavras. Eles também querem servir ao Senhor. 

Que grande influência tem uma família que serve ao Senhor com firmeza. Não menosprezemos o impacto que tem um lar unido no serviço do Senhor. Olhos curiosos e ouvidos atentos nos perseguem. Mas aqui há também o exercício de falar, de compartilhar aos demais o nosso compromisso com Deus.

Josué tomou uma decisão familiar, mas a compartilhou com o povo que o rodeava. Não devemos guardar para nós o que Deus tem feito em nossos corações.

É interessante que Josué cita para o povo a idolatria deste mesmo povo. Mas o povo cita para Josué os feitos do Senhor. Deus estava agindo e tudo teve início em uma decisão. Agora, após o testemunho desta decisão, o povo se agrega no mesmo propósito.

A história da igreja tem demonstrado que igrejas nascem muitas vezes a partir de famílias dedicadas ao Senhor. Uma família se muda para determinada região e logo agrega a si outras famílias. 

O testemunho cristão transmitido por uma família cristã é de um impacto enorme. O contrário também é verdadeiro. O mau testemunho pode prejudicar muito o crescimento do evangelho.

Num mundo que se perde, não podemos nos calar. O ideal é que a nossa casa fosse uma extensão da igreja, um farol naquela rua, um lugar onde quem entrar encontre Deus. 

Vocês podem testemunhar do grande amor de Deus, do sacrifício único de Jesus na cruz, podem falar do perdão dos pecados, da reconciliação universal, do novo céu e da nova terra. 

Tomem a decisão hoje de fazer de suas famílias uma bênção. Tome para vocês as palavras de Deus para Abraão: Seja tu uma bênção (Gn 12.2).

III- SERVIR AO SENHOR COMO FAMÍLIA EXIGE CONSAGRAÇÃO (19-25).
Vejamos a sequência dos fatos: Josué toma a decisão de servir ao Senhor; o povo, ouvindo este testemunho toma uma decisão no mesmo sentido. Agora Josué fala do que esta decisão requer. Uma decisão de agradar a Deus exige consagração. O argumento de Josué ainda hoje nos assusta: Deus é santo e somente pode ser servido em santidade (v.19). 

Deus pode castigar o seu povo por causa do seu pecado (v.20).
Será que o nosso Deus mudou e não tem hoje as mesmas exigências? É claro que não. Ele ainda trata dos nossos pecados com a mesma firmeza do passado.

Mas o povo entendeu o recado de Deus e expressou a sua decisão de servir ao Senhor de maneira consagrada. O povo responde positivamente (v.21).
É maravilhoso quando um povo se sente liderado por uma liderança espiritual e segue a sua orientação. 

Assim, de maneira prática o povo se consagra, jogando fora os seus deuses (v.23) e fazendo uma nova aliança com Deus (v.24-25).

Testemunhar famílias se consagrando e renovando a sua aliança com Deus deve ser o alvo de toda igreja. Um culto como este pode ser o cenário de uma consagração assim tão intensa. Observem três passos essenciais: Ouviram a palavra de Deus testemunhada por Josué, abandonaram seus ídolos e renovaram sua aliança com Deus. 

Nós sabemos que estes passos ainda precisam ser dados: Somos convidados a prestar atenção ao que Deus está falando, a confessar os nossos pecados (1 Jo 1.9) e experimentarmos a nova aliança que Deus propôs a nós através de Cristo Jesus.

Jeremias vislumbrou um tempo em que Deus faria uma aliança magnífica com o seu povo (Jr. 31.31). Jesus cumpriu esta profecia ao oferecer o seu sangue como base desta aliança conosco (Mt 26.28). Que privilégio temos nós de estarmos nesta fase da história e podermos beber deste cálice da nova aliança.

Assim, deveríamos tomar a mesma decisão daquele povo do ano 1400 A.C. devemos, como famílias desta igreja, confessar e abandonar os nossos pecados e fazermos um pacto com Deus de o servirmos de uma maneira que nunca fizemos antes.

CONCLUSÃO (v.26-28)

Para selar aquele encontro com Deus, aquele pacto solene, Josué fez um cerimonial. Colocou uma pedra debaixo de um carvalho para celebrar o encontro daquele povo com Deus (v. 26-28). Agora não debaixo de um carvalho, mas aos pés de um calvário que podemos também depositar o nosso compromisso. 

Não selamos um compromisso assim com uma pedra, mas com orações sinceras, com palavras medidas, pesadas. Com um compromisso fiel diante de Deus. Todos nós deveríamos dizer, de todo o coração: eu e minha casa serviremos ao Senhor. E Deus ouvirá as nossas orações e registrará consigo e nos abençoará com certeza.




                                              Pr. Luiz César Nunes de Araújo

COMMENTS

Nome

1 2 3 4 5 6 Livros Mensagens Que Edificam MINHA FILOSOFIA MINISTERIAL
false
ltr
item
Pr. Luiz César : A FAMÍLIA SERVINDO AO SENHOR
A FAMÍLIA SERVINDO AO SENHOR
Pr. Luiz César
http://www.pastorluizcesar.com.br/2017/06/a-familia-servindo-ao-senhor.html
http://www.pastorluizcesar.com.br/
http://www.pastorluizcesar.com.br/
http://www.pastorluizcesar.com.br/2017/06/a-familia-servindo-ao-senhor.html
true
8513024717208247559
UTF-8
Não foi encontrado nenhuma postagens Veja Todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTAGENS Veja Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR Não foi encontrado qualquer correspondência postal com o seu pedido De volta ao site Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Aug Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto a atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás