Archive Pages Design$type=blogging

ORGULHO DE SER PASTOR






Entristeço-me quando ouço irmãos denegrindo a pessoa ou o ministério de um pastor; nada mais contrário à orientação bíblica, quando exorta as ovelhas a honrarem, amarem, e cuidarem de seus líderes espirituais (Hb 13:7, 17). Pior ainda é quando a crítica, e muitas vezes a maledicência disfarçada de ilustrações e comentários, partem de outro pastor. Como é triste ver alguém, até mesmo no púlpito, denegrindo a imagem ou o ministério de seus colegas. O que ganha o Evangelho com tais práticas?  Que beneficio terá o Reino de Deus com tal procedimento? É como se o que fala estivesse à parte, ou acima das fraquezas que acompanham um ministro de Deus. Os pastores, como todos os crentes, são ao mesmo tempo “santos e humanos”, estão sujeitos às mesmas inclinações carnais dos demais homens, e por isso, devem ser alvos de orações, exortações, conselhos e até repreensões. Nunca, no entanto, de frivolidades e referências que os expõem e aos seus ministérios à vergonha.

O pastorado é de uma nobreza tão grande, que não deve ser medido pelas falhas de alguns, mas pelos acertos e dedicação de muitos. Se alguém insiste em destacar os pontos negativos dos pastores, e eles efetivamente os têm, deve também ter o cuidado de honrá-los a seu tempo.

 A história de nossas igrejas está permeada pelo testemunho de seus obreiros. Que abnegação pode ser vista na maioria deles; que zelo eles têm pela Palavra; que amor pelas almas perdidas; que dedicação aos seus rebanhos; que fidelidade à sua denominação e à sua vocação.  Os membros de nossas igrejas devem orgulhar-se dos pastores que têm, agradecer a Deus por suas vidas e propiciar para que eles tenham condições para desenvolver um bom o ministério. Bons crentes são boas ovelhas, amigas de seus pastores, visto que eles zelam por elas.

Quando o seu pastor não estiver fazendo um bom ministério; quando ele se sentir desanimado ou confuso; quando a ele faltar iniciativa, motivação e visão, então é hora de ajuda-lo. Além de orar por e com ele, propicie que ele tenha mais tempo para dedicar ao que é fundamental ao ministério pastoral. Quantos pastores estão sendo mestres-de-obras, pedreiros, zeladores, tesoureiros, motoristas e outras funções que o afastam da “oração e da palavra” (Atos 6). Pastores também precisam de sustento digno, de bons gabinetes para oração e estudo, e de livros, de bons livros. Às vezes o seu pastor só precisa de um pouco mais de cuidado da sua igreja para com ele, assim, a seu tempo, ele produza muitos frutos.

E os erros do pastor, o que fazer com eles? O mesmo que se faz quando qualquer membro da igreja erra. Ele deve ser confrontado, caso não se arrependa, deve ser levado à liderança da igreja, e dependendo da gravidade do erro à liderança denominacional. No entanto tudo isso feito debaixo de oração e discrição. A falha de alguns é o de “compartilhar” com outros os erros de seus pastores, sem ter dado a eles ou à sua liderança a oportunidade de avaliarem a questão.  Algumas pessoas parecem não gostar de pastores, causando a estes muitos males e prejudicando os seus ministérios e conseqüentemente as suas igrejas. Paulo orienta a notarmos bem aqueles que causam divisões na igreja e nos afastarmos deles (Rm 16:17-18). João fala de um homem que não lhe dava acolhida e impedia os irmãos de fazê-lo (3 João 9). Pessoas como estas ainda estão em nossas igrejas e precisam ser advertidas.

Por fim, faço minha as palavras de Jonathan Edwards, pregador puritano do século XVIII, que no culto fúnebre do Pastor David Brainerd se pronunciou assim:

“Quanta coisa há, em particular, nas coisas que têm sido observadas sobre esse emitente ministro de Cristo, para animar-nos, a nós que fomos chamados para a mesma obra do ministério do evangelho, a cuidado e esforços fervorosos, para que sejamos cheios do mesmo Espírito, alentados pela mesma pura e ardente chama de amor a Deus, e pelo mesmo zeloso interesse em promover o reino e a glória do nosso Senhor, e a prosperidade de Sião! Quão amável esses princípios tornaram esse servo de Cristo em sua vida, e quão abençoado o seu fim! Ah, que as coisas que foram vistas e ouvidas dessa extraordinária personalidade, a sua santidade, a excelência do seu caráter, o seu trabalho, e a abnegação da sua vida, a maneira tão notável de devotar-se, e de devotar tudo quanto lhe pertencia, no coração e na prática, à glória de Deus, e a maravilhosa estrutura mental manifesta de maneira tão firme, sob a expectação da morte, e das dores e agonias que lhe seguiram, despertem em nós, ministros e povo, um devido senso da grandeza da obra que nos cabe fazer no mundo, da excelência e cordialidade da religião integral, na experiência e na prática, da bênção do fim de uma vida como essa e do valor infinito da sua recompensa eterna, quando estaremos ausentes do corpo e presentes com o Senhor; e efetivamente nos estimulem a esforços para que, nas pegadas dessa vida santa, cheguemos afinal a um fim tão abençoado”.

        
        Acrescentado a isso, que de um lado os pastores se dediquem tanto a Cristo e ao seu ministério, para que tenham um fim tão nobre quando o de David Brainerd, e mesmo o do Apóstolo Paulo (2 Tm 4:7) Do outro, os membros e congregantes de nossas igrejas honrem sempre a homens como estes (Fl 2:29).

                                                                                                                 Pr. Luiz César Nunes de Araújo.
                                                                                          


COMMENTS

Nome

1 2 3 4 5 6 Livros Mensagens Que Edificam MINHA FILOSOFIA MINISTERIAL
false
ltr
item
Pr. Luiz César : ORGULHO DE SER PASTOR
ORGULHO DE SER PASTOR
Pr. Luiz César
http://www.pastorluizcesar.com.br/2016/06/orgulho-de-ser-pastor.html
http://www.pastorluizcesar.com.br/
http://www.pastorluizcesar.com.br/
http://www.pastorluizcesar.com.br/2016/06/orgulho-de-ser-pastor.html
true
8513024717208247559
UTF-8
Não foi encontrado nenhuma postagens Veja Todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTAGENS Veja Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR Não foi encontrado qualquer correspondência postal com o seu pedido De volta ao site Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Aug Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto a atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás