Archive Pages Design$type=blogging

A IMPORTÂNCIA DOS PASTORES





Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram – Hebreus 13.7

Pastores são muito importantes para a igreja. Há um lamento de Deus quando estes faltam.

Há lições para nós neste culto, nesta cerimônia. E devemos aprender o máximo possível. Os crentes aprendem o tempo todo, na alegria, na dor, nos vários ministérios, nas várias atividades. Devemos aprender sempre. Este verso nos ajuda a aprender um pouco sobre a importância dos pastores.

I-             PASTORES LIDERAM A IGREJA POR VOCAÇÃO

Lembrai-vos dos vossos guias (v.7). No verso 17 aparece a mesma expressão. Deus mesmo os declara como guias. Quem são estes guias? Os que pregaram e pregam a Palavra. Vejam que aqui o autor fala de todos os que já pegaram (v.7). No verso 17 ele fala dos que ainda ministram. Deus chama e capacita pessoas para liderarem o seu povo.

Deus sempre se utilizou de pastores para guiar o seu povo. Ele mesmo Deus é chamado na Bíblia de o pastor de Israel. Diz-nos o texto bíblico que o seu arco permanece firme, os seus braços são feitos ativos pelas mãos do poderoso de Jacó, sim pelo Pastor e pela pedra de Israel. (Gn 49.24). No Salmo 23, Davi, tem a visão de Deus como o seu pastor pessoal. Diz ele: O Senhor é o meu pastor (v.1).  O Senhor Jesus é chamado em João 10 de o bom pastor, aquele que dá a vida pelas ovelhas e as conduz para os pastos verdejantes (v.9).

Algumas vezes estes pastores são os próprios reis de Israel. Deus se utilizava de pessoas em várias funções para pastorear o seu povo. Davi, por exemplo, em Ezequiel 34. 23 é mencionado como um pastor do povo de Deus:

            Suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.

Ainda hoje Ele escolhe alguns de dá a eles o dom do pastorado. Pois Deus mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres (Ef 4.11). O texto diz que Deus “concedeu” uns para pastores. Os pastores são presentes de Deus para a igreja.   Deus poderia governar o seu povo sem este instrumento humano, mas Ele faz uso de pessoas fracas para governar o seu povo, o seu rebanho.

Deus ainda hoje  vocaciona e usa pastores para guiar o seu povo. Chegará o dia em que Jesus reunirá o seu povo em um único rebanho. Ali, já no céu, haverá um só rebanho e um só pastor (Jo 10.16). Durante a história de seu povo, no entanto, Deus se utiliza de homens e mulheres para pastorear o seu rebanho.

Os crentes devem ser guiados, devem ser submissos, devem cuidar dos seus pastores, devem amá-los. Pastores são instituídos por Deus para igreja, são presentes de Deus para a igreja.

II-            PASTORES GUIAM A IGREJA PELA PALAVRA.

Pregar a Palavra não é a única função pastoral, mas é a mais importante. O texto nos diz que é preciso se lembrar dos que pregaram a Palavra de Deus. A pregação sempre teve um lugar de muita relevância na história da Bíblia e na tradição da igreja. A ordem de Jesus é que preguemos a toda criatura (Mc 16:15). Felipe pregou em Samaria quando para ali desceu (At 8:15); Pedro pregou diante do centurião romano e bradou: O Senhor nos mandou pregar (At 10:42); Paulo foi definido como um pregador pelos atenienses (At 17:18). Ele sabia que este era o seu ministério e que seria um maldito se não pregasse (1 Co 1:17). Segundo Paulo se não houvesse pregação não haveria salvação (Rm10: 14). Aos seus ajudantes, especialmente a Timóteo, ordenou que pregassem a Palavra em qualquer tempo (2 Tm 4:1-6).
Durante a história muitos pregadores se notabilizaram pelo fervor com que faziam o seu trabalho. Ao pregar continuamos o trabalho de homens que arriscando a própria vida, foram intrépidos na pregação. Justino Mártir, por exemplo, defendeu o Evangelho diante do Imperador com a mesma intrepidez que o fazia diante de sua congregação. Como não fazer menção a Tertuliano, a Irineu, João Crisóstomo, John Wycliffe, Erasmo de Roterdam, Martinho Lutero, João Calvino, John Knox, Richard Baxter, John Wesley, Charles Simeon e a Charles Spurgeon, cognominado de o Príncipe dos Pregadores. Todos eles foram excelentes quando se tratava de pregar a Palavra de Deus.
Pregar significa dar continuidade a este modelo escolhido por Deus para semear as suas verdades. Vale a pena então todo esforço para aprimorar este ministério. Paulo orienta que os obreiros devem manejar bem a Palavra da Verdade (2 Tm 2:15).
A igreja é guiada principalmente pela pregação da Palavra. Que bom que ainda hoje Deus se utiliza deste recurso.

III-           PASTORES INSPIRAM A IGREJA PELO EXEMPLO
O texto reservou no seu final mais uma lição: Os pastores devem viver de tal forma que possam ser imitados. O autor fala do fim da vida dos que já haviam passado por ali. Os guias, os líderes e especialmente os pastores são observados “atentamente”. Os liderados precisam imitar os seus pastores em sua fé e no estilo de vida que adotaram.
Por isso os pastores têm uma responsabilidade maior do que os demais. O juízo para os pastores é maior, nos informa Tiago 3.1. Um pastor que em vez de se tornar um modelo se torna um escândalo, melhor seria que morresse com uma pedra no pescoço no fundo do mar, nos diz Jesus (Lucas 17.1,2). É melhor um pastor morto do que sendo motivo de escândalo.
Pastores não são perfeitos, mas eles devem lutar a vida inteira para serem modelos do rebanho, para guiarem bem sua casa, caso contrário não poderão governar a igreja de Deus (1 Tm 3.4-5). Eles devem buscar uma vida bonita, de consagração, de beleza espiritual. Vejam que o mais importante é a pregação, mas a vida bonita ilustra a pregação. Observem atentamente, diz o texto, não desconsiderem isso, levem em conta o estilo de vida dos seus pastores.
Há homens mundanos querendo liderar a igreja de Deus, há lobos ao redor, há ladrões que querem se beneficiar do rebanho. A igreja deve prestar atenção, deve considerar atentamente, especialmente o fim da vida de seus guias.
Algumas igrejas hoje em dia são guiadas por homens adúlteros, alcóolatras, avarentos, efeminados, doentes de alma. A igreja não pode permitir um ministério assim. É preciso considerar atentamente.
O importante não é como começam o ministério, mas como terminam. Alguns vão se perdendo pelo caminho.
Os pastores devem lutar contra seus pecados e inclinações carnais para serem o exemplo; a igreja deve observar atentamente o a vida de fé dos seus pastores.
Que este texto se cumpra na vida desta igreja e na vida do pastor que se despede. Que os irmãos se lembrem dele com carinho, guardando no coração as palavras que ouviram, que imitem a sua fé e vida cristã. Que o pastor por sua vez, seja sempre zeloso com a pregação e que viva uma vida que busque a santificação, a consagração e uma vida que valha a pena ser imitada.
É dever da igreja fortalecer, e não enfraquecer, as mãos dos ministros de Deus, de honrá-los, de se lembrar deles, de obedecê-lo, de orar por elas.

É dever dos pastores exercerem o seu ofício com fidelidade na pregação, com um estilo de vida, não perfeito, pois somos pecadores, mas o mais perto de Deus possível, para seremos assim dignos de sermos imitados.





COMMENTS

Nome

1 2 3 4 5 6 Livros Mensagens Que Edificam MINHA FILOSOFIA MINISTERIAL
false
ltr
item
Pr. Luiz César : A IMPORTÂNCIA DOS PASTORES
A IMPORTÂNCIA DOS PASTORES
Pr. Luiz César
http://www.pastorluizcesar.com.br/2020/01/a-importancia-dos-pastores.html
http://www.pastorluizcesar.com.br/
http://www.pastorluizcesar.com.br/
http://www.pastorluizcesar.com.br/2020/01/a-importancia-dos-pastores.html
true
8513024717208247559
UTF-8
Não foi encontrado nenhuma postagens Veja Todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTAGENS Veja Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR Não foi encontrado qualquer correspondência postal com o seu pedido De volta ao site Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Aug Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto a atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás