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VIVENDO ACIMA DA MÉDIA.

 

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (1 Co 6.12)

Nem tudo é lícito para o cristão. O que era lícito aqui neste texto é o que o contexto nos informa: entrar em juízo contra um irmão (1-11), ou ingerir qualquer tipo de alimento (12-20). Matar não é lícito, nem roubar, mentir, adulterar, e assim por diante.

Este versículo tem um princípio a nos ensinar que não a licenciosidade para tudo. Ele mostra que mesmo quando temos a liberdade cristã para fazer algo, podemos não o fazer. Os crentes estavam levando seus irmãos na fé a juízo e até a juízo secular. Paulo adverte que isto, conquanto lícito, não convém. Que as demandas entre irmãos sejam resolvidas, se possível, na igreja, e não lá fora; que se necessário haja perdão e até prejuízo para um dos lados em vez da demanda.

 Quanto à comida não há proibição no Novo Testamento, a não ser, é claro, para animais sufocados e comidas sacrificadas a ídolos (Atos 15.20). Possivelmente estas ordens, especialmente a primeira, tinham a ver tão somente com os novos convertidos em um contexto de muita presença judia na região, para não escandalizá-los.

Agora o cristão tem um cardápio mais amplo. Comei de tudo o que se vende no mercado, disse Paulo mais adiante (1Co 10.25). A prática de algumas religiões de proibir a ingestão de carne de porco ou peixe sem escama, por exemplo, pode até ser útil para a saúde, mas não tem sentido algum diante destes e de outros textos. Uma proibição assim não passa de farisaísmo e de um jugo indevido sobre os crentes.

Mas o que de fato está dizendo este verso das Escrituras? Está dizendo que a nossa liberdade cristã deve ser analisada à luz de outros princípios. A pergunta que fazemos diante de algumas possibilidades não é se eu posso, mas se eu devo fazer algo. Quais as implicações da minha atitude? Como a minha liberdade pode trazer prejuízo a outros irmãos? Esta é a questão.

Não seria melhor, indaga Paulo, sofrer o prejuízo financeiro de outro irmão do que o levar a juízo? Isso seria menos vergonhoso para a igreja. É uma derrota para a igreja uma atitude assim, de demanda junto a juízo secular (v.5,7).

No que diz respeito a alimentos podemos comer de tudo, no entanto, a nossa liberdade se esbarra em outras questões apresentadas neste texto e complementadas por outros. Em Romanos 14.21 e 22 Paulo afirma: É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que teu irmão venha a tropeçar ou se ofender ou se enfraquecer. A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.

Que revelação interessante: a nossa liberdade precisa passar pelo olhar e até pelo julgamento dos que nos cercam. Líderes espirituais maduros são resignados em suas vontades quando se trata de preservar mentes mais incautas e imaturas de escândalo ou tropeço.

Vejam aqui um detalhe importante em relação ao beber vinho. A nossa geração tem uma tendência a ingerir bebida alcóolica com mais força. Os jovens estão bebendo cada vez mais e mais cedo. Os centros de recuperação estão cheios deles. O que nos diria Paulo nestas circunstâncias? O mesmo que disse aos Romanos: Não faça qualquer coisa que faça tropeçar ou ofender ou enfraquecer um noviço na fé. É simples assim. É comum vermos, por exemplo, mulheres grávidas deixarem de ingerir certos alimentos para não prejudicar o seu bebê. O sentido é o mesmo. Gente de Deus se preocupa não só com o seu bem-estar, conforto e preferência, mas também com os que estão ao seu redor e às vezes ao seu cuidado. É falta de amor não observar estes preceitos.

A última questão levantada por Paulo aqui, no contexto deste versículo, tem a ver com a imoralidade sexual.  Nenhum conhecedor das Escrituras pode entender que ter relações sexuais antes ou fora do casamento pode ser algo que não convenha, mas pode ser lícita. Não o é; não somente pelo prosseguimento do raciocínio paulino aqui, mas também por inúmeros outros textos dele mesmo e de outros autores bíblicos que são enfáticos em condenar qualquer tipo de imoralidade.

Paulo está assegurando que cuidamos do nosso corpo porque ele não é feito para a impureza (v.13). O nosso corpo é do Senhor e exige cuidados físicos e moral. Pecar contra o corpo é pecar contra o Senhor (v.23). A ressurreição, citada no verso 14, é a maior prova de que Deus tem cuidado com o nosso corpo. Seremos ressuscitados em nosso corpo, daí a necessidade de pureza pessoal, física e moral. Este corpo, diz Paulo mais adiante, é santuário de Deus, é habitação do seu Espírito (v.19). Não somos mais de nós mesmos, pertencemos ao Senhor. Assim, este corpo comprado pelo Senhor, que pertence ao Senhor e será ressuscitado pelo Senhor não pode, mesmo tendo toda a liberdade, em alguns casos, se licenciar para a prática do pecado.

As implicações disso é que, mesmo em alguns casos tendo a liberdade de fazer algo, devemos viver acima da média, desejar muito mais satisfazer a Deus com o nosso corpo e vontade do que a nós mesmos. Devemos lutar contra nossas inclinações carnais para preservar o máximo possível a mente dos irmãos mais frágeis na fé. Que sejamos motivos de inspiração para eles, não de escândalo. Neste ponto os líderes espirituais têm uma responsabilidade ainda maior.

 A pureza espiritual está em voga aqui. Deus nos ama e quer ser amado, honrado e engrandecido em nosso corpo, não somente naquilo que fazemos por meio dele, mas também no que deixamos de fazer por amor ao Senhor.


 

 



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Pr. Luiz César : VIVENDO ACIMA DA MÉDIA.
VIVENDO ACIMA DA MÉDIA.
Pr. Luiz César
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